Pois é caros amigos,
Com a chegada da versão 1.7, o Fluig deixa de ser compatível com a versão do 5.5 do MySQL oficialmente, mas o que isso significa?
A empresa que utiliza a versão on-premisses da plataforma, aquela instada dentro da própria infraestrutura, e que ainda utilizam o MySql 5.5 como banco de dados da plataforma irão precisar se adequar se quiserem utilizar a versão 1.7 - Flake.
Na prática não resta outra alternativa, uma vez que a atualização da plataforma é quase que obrigatória para continuar tendo o suporte da Totvs.
Um comunicado discreto, em forma de notícia, foi divulgado pela Totvs em 2017, encorajando os clientes à substituírem a versão do MySQL 5.5 pela versão 5.6 ou superior, conforme pode ser visto nas imagens abaixo:
Para quem está começando uma instalação agora, basta iniciar a instalação nova já utilizando a versão 5.6 ou superior do MySql ou utilizar outro SGBD de sua preferência seguindo os critérios da matriz de compatibilidade da plataforma. Mas quem já possui uma instalação a mais tempo e utiliza o MySQL 5.5 , agora vai ter que começar a se preocupar com a atualização de versão do SGBD antes mesmo de seguir para a atualização da plataforma Fluig. Dependendo do tamanho do banco de dados e de quantos outros sistemas o utilizam, a atualização do MySQL da versão 5.5 para a versão 5.6 pode ser um desafio por si só!
A Totvs defende a mudança como necessária, devido à evolução tecnológica, e com isso, abre oportunidade para as empresas de prestação de serviço atuarem nessas migrações de versão de banco de dados.
Não fique para trás! Se você ou sua empresa ainda utilizam a versão 5.5 do MySQL, planeje já a atualização de versão.
MySQL 5.5 deixa de ser compatível no Fluig Lake 1.7
Moderador: Moderadores Fluig
MySQL 5.5 deixa de ser compatível no Fluig Lake 1.7
Marcio Nakamura
Re: MySQL 5.5 deixa de ser compatível no Fluig Lake 1.7
interessante. não sabia disso.